NOTÍCIAS

O GPDAS realizou, em Maio de 2016, o Curso de Extesão “Judaísmo em Três Tempos: Experiências judaicas do medievo à Contemporaneidade”. A programação do Curso constou de vários minicursos ministrados por membros do Grupo de Pesquisa e uma convidada. Assim, participaram do evento os seguintes professores: Prof. Drª Renata Rozental Sancovsky (UFRRJ), Prof. Dr. Rodrigo Pinto Brito, Profª Ms Isis Carolina Garcia Bispo, Profª Ms Josevânia Fonseca, Prof. Ms Cândido Maynard e Prof. Ms Fernando Davidovitsch.

   
 

No dia 21 de Março de 2016, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, ocorreu a defesa de Dissertação de Mestrado de Isis Carolina Garcia Bispo, que apresentou o tema "O Mistério de Francisco Peñaranda: A Magnífica História de um Criptojudeu e se Tesouro Oculto na Espanha do Século XVI". E no dia 22 de Março de 2016, no mesmo PPGCIR, foi a vez de Cândido Maynard defender sua dissertação de Mestrado intitulada: "O Dispensacionalismo e a Utilização de Símbolos Judaicos nos Cultos Evangélicos"



 

No período entre 25 e 27 de Novembro de 2015, o GPDAS partipou do 2º Congresso Internacional de Antropologia da Religião na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Na ocasião, o Prof. Dr. Marcos Silva proferiu a palestra de encerramento sob o título: "Indícios cabalísticos no Criptojudaísmo Tardio".

A Primeira defesa de Dissertação de Mestrado de membro do GPDAS, ocorreu em Agosto de 2014. A Dissertação de Josevânia Souza de Jesus Fonseca, sob o título: “Antônio José da Silva e o Labirinto da Mística Judaica: Religiosidade e Resistência na Literatura Cristã-nova no início do Século XVIII”, foi aprovada com louvor.

Prof. Dr. Marcos Silva visitou, em Maio de 2014, a Sinagoga Kadorie Mekor Haim (Fonte da Vida), da cidade do Porto, Portugal. A Dra. Isabel Ferreira Lopes, neta do Capitão Artur Carlos de Barros Basto e Vice-Presidente da CIP (Congregação Israelita do Porto), o recebeu de forma muito cordial, cooperando com suas pesquisas.