Seja Bem-Vindo(a)!
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O currículo do ensino de História é uma preocupação não só de educadores e professores da disciplina, mas, também, sempre desperta a atenção de políticos, religiosos e jornalistas. Enfim, todos os que se preocupam com a dimensão ideológica na formação das sociedades. Não deveria surpreender, uma vez que as práticas educacionais, mesmo sofrendo a interferência de fatores contextuais de modificação, em última instância, são determinadas pela cosmovisão prevalecente na sociedade ou cultura.

Os seres humanos são criaturas de visão. Isso quer dizer que vivemos desde nossa perspectiva, desde nossa visão da vida. Cada pessoa toma decisões e age em função de sua maneira de ver as coisas. A interpretação da História segue esses mesmos princípios.

Sendo assim, a maneira como se interpreta a História gera sempre uma perspectiva para a vida, ou seja, não é meramente uma visão da vida, mas, determina valores, maneiras de agir e define como as sociedades se estruturam.

Assim, ninguém deve pensar que a História é uma atividade sem consequências. A vida das sociedades é orientada em função da compreensão de História que prevalece.

Em função disso, quando se fala em "guerra de narrativas" muitos interesses podem estar por trás desse debate. Essa Webquest tem o objetivo de demonstrar para você a importância de entender em profundidade porque tantos se importam com o que é ensinado nas aulas de História.