Seja Bem-Vindo(a)!
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O
currículo do ensino de História é
uma preocupação não só de
educadores e professores da disciplina, mas, também,
sempre desperta a atenção de políticos,
religiosos e jornalistas. Enfim, todos os que se preocupam
com a dimensão ideológica na formação
das sociedades. Não deveria surpreender, uma
vez que as práticas educacionais, mesmo sofrendo
a interferência de fatores contextuais de modificação,
em última instância, são determinadas
pela cosmovisão prevalecente na sociedade ou
cultura.
Os
seres humanos são criaturas de visão.
Isso quer dizer que vivemos desde nossa perspectiva,
desde nossa visão da vida. Cada pessoa toma decisões
e age em função de sua maneira de ver
as coisas. A interpretação da História
segue esses mesmos princípios.
Sendo
assim, a maneira como se interpreta a História
gera sempre uma perspectiva para a vida, ou seja, não
é meramente uma visão da vida, mas, determina
valores, maneiras de agir e define como as sociedades
se estruturam.
Assim,
ninguém deve pensar que a História é
uma atividade sem consequências. A vida das sociedades
é orientada em função da compreensão
de História que prevalece.
Em
função disso, quando se fala em "guerra
de narrativas" muitos interesses podem estar por
trás desse debate. Essa Webquest tem o objetivo
de demonstrar para você a importância de
entender em profundidade porque tantos se importam com
o que é ensinado nas aulas de História.
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